Vista Alegre | Alimentos Orgânicos - Ovo Frito

Ovo Frito
Ovo Frito 03/01/2021

OVO FRITO

Hoje teve ovo frito no almoço da FarmHouse (Casa da Fazenda), casa aonde eu moro aqui nos EUA, uhmm, bom né. Bom nada, esperava que os fazendeiros daqui soubessem pelo menos fazer um ovo frito. Mas não! Também, nas fazendas daqui não tem fogão a lenha: fazenda quadrada, ovo quadrado, país quadrado!

 

Outro dia lembrei da Criola, minha mãe da roça, trabalhou mais de 15 anos na fazenda, junto com o Mundico, seu marido. Se a Criola soubesse a falta que senti dela nesse dia, acho que ela ia se emocionar e chorar, que nem eu. E tudo isso começou por que lembrei do ovo frito que ela fazia.

(Mas chorar por causa de um ovo frito?) Isso porque vocês nunca comeram o ovo frito da Criola …

-Lucas … sai do curral e vem almoçar que já tá na mesa… vem logo senão esfria – disse a Dona Lili

-Já vou mãe!!! ... Ja volto Mundico, desarreia o Queimadim pra mim e solta ele por favor! (Saí correndo do curral para casa, enquanto o meu cavalo Queimadim voltava para o pasto)

- Vai la lavar sua mão e senta pra comer, hoje tem farofa de couve, do jeito que você gosta. (E gosto mesmo, farofa de couve é bom né! Tinha arroz também, feijão, chuchu, angu e frango caipira. Mas cadê o ovo?)

-Mãe, cadê meu ovo?

-Lucas, hoje não é dia de ovo, você ja comeu ontem!

-Mas ...Mãe, Criola num vai tá aqui amanha!!

-Tá bom, então pede pra ela fritar um pra mim também.

- Criola, frita um ovo pra mim, mamãe vai querer um também!

- E seu pai? Perguntou a Criola

- Papai não.

E lá se foi a Criola ... jogou mais um pedacim de lenha no fogo e pegou a frigideira. Ela tinha uma frigideira pequenininha, dava pra fritar até ovo de gansa, não mais que isso. A frigideira tinha um cabinho de madeira, escuro já por causa do óleo, e cabia certinho na segunda menor boca do fogão a lenha, onde o fogo chegava bem forte.

- Cê qué seu ovo mole né Lucas?

- É, molinho, o da mamãe cê pode furar a gema!

A Criola pegou a banha de porco, meia colher de sobremesa, e colocou na frigideira. Quando já tava quente, quebou o ovo, e jogou um dedim de sal por cima. Quando ela frita ovo caipira nessa frigideira, sempre sobra um espaço ao lado do ovo com a gordura, ela pega essa gordura com uma colher e joga por cima da gema, formava uma capinha branca, acho que é um pouquinho da clara que tem ali, e essa capinha não deixa a gema furar dentro da frigideira. Com o fogão quente, a borda do ovo fica crocante, começa a torrar, mas a gema não endurece porque a clara frita muito rápido. A frigideira era velha, não tinha nada de teflon, mas o ovo nunca grudava, pelo menos quando a Criola fazia, até hoje não sei o porquê.

Pronto, agora sim, farofa de couve, arroz, feijão, chuchu, angu, frango caipira e ovo frito com a gema bem mole. Quando era bem novo, gostava de brincar com o ovo, tentando tirar a capinha branca de clara em cima da gema, sem furar a gema, mas depois que cresci um pouquinho não tinha mais paciência pra isso. Furava o ovo, espalhava a gema ainda quente no prato, cortava o resto do ovo e misturava tudo. Agora sim, cada garfada tem um pouquinho de tudo, tudo o que mais gosto. Nessa época não gostava muito de pimenta, uma gotinha a mais podia estragar tudo, e quem manda no meu prato é o ovo frito, e não o ardido da pimenta. Ovo de galinha caipira é bom demais, tem o gostinho da roça,  parece que a alegria que elas sentem de poder cismar no terreiro se transporta pro gosto do ovo.  Acho que é por isso,  não sei explicar direito.

Engraçado isso tudo, nunca imaginei que a lembrança de um ovo frito ia me fazer sentir isso. Mas no final das contas, de que mais a gente precisa pra ser feliz além de comer um ovo frito redondo, feito num fogão a lenha, sentado ao lado de quem a gente ama, no nosso cantinho predileto?

- Brigado viu Criola! Mãe, vo lá no curral que o Mundico já ta saindo pra tocar as vacas.

-Mas você acabou de almo ... Lucas ... volta aqui... Lucas!!!!

- Deixa ele Eliana! Criola, traz um cafezinho pra mim e pra Eliana por favor.

- O do Nico cê trás com adoçante.

(texto escrito em 2009, época em que morei nos EUA, para estudar agronomia, e comer ovo quadrado, e como diz o escritor e velejador Amir Klink:

"Época para conhecer o frio para desfrutar do calor

Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sobre o próprio teto.")

Não há comentários para este post, seja o primeiro!
Nome
E-mail
Seu e-mail não será exibido.
Comentário
© Copyright 2024 | Vista Alegre | Alimentos Orgânicos - Todos os direitos reservados
Dúvidas? Estamos aqui para te ajudar !!WhatsApp
Para melhorar a sua experiência, oferecer e melhorar os nossos serviços visando uma maior segurança durante a navegação, usabilidade e interatividade, nosso site utiliza cookies essenciais para permitir a adequada navegação no site. Antes de continuar navegando, importante você saber mais sobre a utilização de Cookies em nossa Política de Privacidade.
Concordar e continuar