A Fazendinha Vista Alegre é o refúgio semanal da família Castro Alves de Sousa. Há quase 30 anos é assim: depois de mais uma semana agitada na capital mineira, é hora de arrumar as malas, e partir para o nosso “cantinho”. Na noite de sexta-feira é a hora de se sentar na varanda e apreciar, acompanhado de uma boa pinguinha no velho cuité e um queijinho da roça, a beleza do céu mais estrelado das Gerais. O despertador no sábado de manhã é o cheirinho de café que vem do fogão a lenha, e para completar o bolo de fubá quentinho vem chamando todos para o café da manhã. A trilha musical fica por conta da infinidade de canarinhos, bem-te-vis e tico-ticos, que mesmo sem saber, nos trazem um sentimento de paz sem igual. Nossa, já chegou o almoço, hora de juntar os meninos, afrouxar a sela do cavalo, limpar o pé sujo de barro, e enfim sentar-se à mesa. “Mãe, o que vai ter hoje?” indaga um deles. “Hoje tem arroz com feijão, frango com quiabo, angu e salada, e eu quero ver todo mundo comendo a salada!”. “Mãe eu quero ovo frito, com a gema bem molinha” pede o caçula da turma. “Eu também quero” retruca o mais velho, “E vocês? Vão querer ovo também?” pergunta a mãe para os outros quatro, “Claro né mãe, hoje é sábado!!!”. “Criola,frita seis ovos para os meninos, por favor!”.
 
E desde então é assim. A felicidade sempre foi logo ali, naquele cheirinho de mato, no pé sujo de barro, leite quentinho do curral, verdura fresca colhida na hora, tudo ao som do canto do nosso ilustre vizinho João de barro. A Fazendinha Vista Alegre vem cumprindo o seu papel, sendo uma propriedade altamente produtiva: eficiente em produzir valores, em despertar o amor pelas coisas simples da vida, em fornecer muita substância à vida de todos nós e em fazer desta, uma história muito feliz.
 
 
 
 
 
A interação da Fazenda Vista Alegre com a comunidade da Boa Vista é feita através de suas crianças. Há mais de 25 anos organizamos o Natal Solidário, trazendo um pouco de alegria e diversão às crianças da comunidade que estão matriculadas na escola local.
 
A intenção de difundir nossa filosofia de trabalho nos fez abrir as portas da fazenda a visitas escolares. Recebemos desde crianças até estudantes universitários com a intenção de mostrar que é possível se trabalhar o meio rural de uma forma mais sustentável e equilibrada. Acreditamos que trazendo bons exemplos aos nossos jovens ajudaremos na formação de adultos mais conscientes com seu papel na sociedade.
 
Que tal você também interagir com a nossa comunidade? Realizaremos campanhas periódicas em parceria com a Escola Municipal Simeão Lopes (nossa escola local) com o objetivo de atender demandas específicas dos alunos (livros, roupas, material escolar). Utilizaremos nossas sacolas retornáveis para fazer a interação entre esses dois elos (rural e urbano). Ao devolver a sacola retornável você poderá entregar junto a sua doação.
 
Divulgaremos nossas campanhas e mostraremos como os alunos estão sendo beneficiados através de nosso site e nossa página no Facebook.
 
 
 
 
 
Você já parou para se perguntar de onde vem o alimento que chega à sua mesa? Como ele foi produzido? Quantos km ele percorreu? Quem ganhou com isso? Todos esses são questionamentos que quase nunca fazemos. Nossos hábitos de consumo influenciam diretamente o mundo à nossa volta e por isso a Vista Alegre apóia e valoriza o consumidor consciente. Listaremos aqui alguns pontos importantes a serem observados no momento da compra.
 
VENDA DIRETA: Valorize os reais protagonistas dessa história: os Produtores Rurais. Na venda direta eliminam-se os intermediários, o produtor ganha mais pelo seu produto e o consumidor paga menos.
 
PRODUTO LOCAL: Dê preferência aos produtos da sua região. Assim você ajuda a movimentar a economia local e colabora na redução da “pegada ecológica” do produto, ou seja, a quantidade de energia gasta para transportá-lo até a sua mesa.
 
3 R’s: REDUZA, REUTILIZE, RECICLE: O conceito de sustentabilidade está presente no nosso campo de produção, na nossa logística de comercialização e na apresentação de nossos produtos. Reduzimos ao máximo as embalagens plásticas e através da interação com nossos clientes, construímos o ciclo de reutilização das sacolas de delivery.
 
PRODUZA EM CASA: Muitos produtos podem ser produzidos na sua própria casa, seja no quintal, seja em uma parede da sua varanda ou em pequenos vasos na sua cozinha. Você pode ter ervas, temperos e algumas hortaliças ao alcance de suas mãos, fresquinhas, e trazer para dentro de sua casa, um cantinho da roça.
 
 
 
 
 
Vista Alegre é a proposta de um novo rural: um rural que concilia a tecnologia com a tradição, a prática com a teoria, o suor do esforço com a dignidade do trabalho, a alegria de produzir saúde com a vontade de consumir o bem-estar.
 
Produzimos alimentos de forma sustentável, sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos, utilizamos a natureza como nossa aliada, trazendo para nossos campos de produção as interações ecológicas que ocorrem nas matas, buscando o equilíbrio entre as espécies.
 
Nossos funcionários dispõem de instalações e condições de trabalho que lhe proporcionam prazer e satisfação ao trabalhar, realizamos treinamentos periódicos e buscamos dia a dia a formação de profissionais e pessoas de qualidade para trabalhar conosco. Atuamos desde cedo na vida da comunidade onde está a Fazenda, buscando trazer de volta o amor das pessoas do campo ao cultivo da sua terra.
 
Para nós, da Vista Alegre, sustentabilidade significa INTERAGIR. Aqui nada se perde, tudo se transforma, até você!
 
Cansado da cidade grande? Fique tranquilo que levamos o gostinho da roça até você.
 
© Copyright 2019 | Vista Alegre | Alimentos Orgânicos - Todos os direitos reservados